sábado, 10 de setembro de 2011

Fundação da Fanáticos 2 parte

foto historica da fundação
Nunca eu e muitos dos fundadores queríamos que o nome fosse TORCIDA ORGANIZADA OS FANÁTICOS, era pra ser só OS FANÁTICOS.

Tivemos um jogo, na antiga Vila Capanema, contra o extinto Colorado. Um dos membros da torcida tinha ligação com o deputado Euclides Escalco e pediu a ele uma faixa monstro. Só pra vocês terem uma idéia, a faixa pegava quase toda a reta da Vila Capanema.

Mais uma vez o acaso do pintor: ele cismou que só OS FANÁTICOS ia ficar desproporcional  e colocou TORCIDA ORGANIZADA OS FANÁTICOS. Como a faixa chegou em cima da hora, só fomos ler o que ele tinha escrito depois da faixa aberta e como todo mundo elogiou o tamanho da faixa deixamos assim mesmo.

Fomos para a final do paranaense de 78 contra os porcos verdes. Eu fazia sim parte da fanáticos. Era sim o responsável pela torcida. Fizemos uma festa linda, mas o tal jantar com o falecido chinês lá em santa felicidade com um jogador nosso, pôs tudo a perder.

Coisas ruins... E agora é a hora de assumir meus erros. Sei que foram muitos, principalmente não ouvir  os outros. Eu era metido e arrogante ao extremo, me achava insubstituível. Em suma um verdadeiro babaca. Meu negócio não era organizar, era gritar durante 90 minutos e agitar a torcida, daí sendo bem simplista ouve a fatídica reunião “dona Baixada” em que eu estive presente com um livro ouro para tentar comprar instrumentos e mais bandeiras.

Cheguei na Baixada e me deixaram entrar na reunião, ninguém queria ajudar com nada. Na mesa estava o já falecido Luck, de repente o também já falecido (os jovens guardem bem este nome) Willkes Amazonas levantou e fez um dos mais belos discursos, acho que da historia do Atlético; foi inflamado e ao final me chamou a mesa e fez questão de assinar o livro e pedir para mais pessoas assinarem.

Muitos assinaram, não quero mentir então só posso chutar, foi arrecadado em dinheiro de hoje uns 800 ou 900 reais. Peguei o dinheiro e levei para casa.

Dois ou três dias depois, eu e mais dois membros da torcida fomos ali na Fernando Sartori, na Rua Riachuelo e compramos alguns instrumentos, dividimos em 2 vezes. Demos a metade, algo em torno de 500 reais, faltando pagar uma parcela de 400 reais quando desse, sem data pré fixada.

Eu tinha uma viagem marcada para o Rio Grande do Sul e fui. Antes disso, disse pro pessoal da torcida (vejam eu tinha 17 anos) que iria, mas voltava em mais ou menos 60 dias, iria usar o dinheiro e depois repor.

Quando voltei achei meio estranho o comportamento de muitos da torcida... Vim a saber que eu era tachado de ladrão.

Espera aí! Eu fiz o livro ouro, se era para roubar, era só ter pego o dinheiro e não dizer nada a ninguém. "Foi meu maior erro", pensei comigo, "já que sou ladrão não vou devolver nada". E não devolvi.

Se arrependimento matasse... Tinha morrido ali mesmo. Pois, o que fiz foi dar armas aos que nunca gostaram de um negro sendo chefe de torcida do Atlético. É a mais pura verdade!

A primeira excursão da torcida foi para Maringá, com uma kombi cedida pelo falecido Aziz Domingos. Empatamos o jogo e apanhamos na volta ainda, capotamos a kombi logo após Ponta Grossa.

O que fiz de errado, fora o que já disse acima, foi encher o saco de conselheiros pedindo contribuições. Pedi até para torcedores do Coritiba e do Colorado. Mas, sempre a torcida tinha talco, bandeiras, faixas, etc.

Vejam, não tínhamos ingresso de graça, quem arrumava entrada para nós era o Sr. Fantinato, que na época era da Federação e o Toscane do Coritiba que sempre deixava entrar 5 ou 10 a mais nos atletiba. Tínhamos um chato como eu que enchia Deus e o mundo para que a torcida fosse aos jogos.

Para finalizar, não escrevi isso tudo para fazer culto pessoal e nem para dar uma de santo, pois não sou. Escrevi para contar a verdade assumindo todos meus erros, mas acho que acertei mais do que errei.

As únicas pessoas a quem peço desculpas são ao Nelson Carneirinho, ao Mauro Merlin, ao Francisco e ao Sig por terem seus nomes ligados ao meu. Eles não foram colocados no devido lugar da historia da fundação da fanáticos. Aceito sim que não coloquem meu nome, mas estes quatro atleticanos deram a cara para bater e merecem ser reconhecidos como fundadores verdadeiros e legítimos da TORCIDA ORGANIZADA OS FANÁTICOS.
Só pra encerrar, a data da fundação foi a do jogo Atlético x Brasília, mesmo que tivesse só uma pessoa lá - coisa que é mentira, pois estavam todos lá. Então é a data verdadeira da fundação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui se comentario