sábado, 10 de setembro de 2011

Uma Odisseia em Pato Branco


Jogo em Pato Branco. Nós com uma verdadeira seleção. Ano: 1982.
Chegamos a cidade e como sempre fazíamos ficamos no centro. Estacionamos o ônibus perto da igreja e fomos andar pela cidade. Antes, adverti a todos para se comportarem, pois sabe como é: prevenir nunca é demais.
Fui tranqüilo, já que não tínhamos nenhum mau elemento no meio (isso eu achava). Devo ter ficado, mais ou menos, meia hora fora quando chegam 3 membros da torcida gritando que estavam prendendo o ônibus e todos dentro dele.
Fui correndo ao ônibus e na frente do ônibus estava o padre e uma rádio patrulha. E dá-lhe esporro em alemão... Tentei saber o que aconteceu, daí o padre me diz com aquela voz inconfundivel de alemão de campo de concentração:

"A bummmba a bummmba, não consegue rezar missa pela barulho da bumba"

Daí fui saber que o Antártica (imaginem o porquê do apelido) tinha acordado e resolvido tocar o surdo, só que era hora da missa das 8:00!!! E ele tocou tanto que o padre ficou puto e foi acompanhado pela paróquia ver da onde vinha a tal "BUMBA".

Falei com o padre, falei com a polícia, pedindo mil e uma desculpas. E, finalmente, fomos liberados, mas não sem antes ouvir do padre (ele fazia parte da direção do Pato Branco): "Vocês escaparaammmm, mais a tarde se preparemmmm pois vcs não saemmmmm inteirrrossssssss da jogo".

Fiquei super preocupado... Tiramos o ônibus e ficamos ali pelo centro de Pato Branco (que conhecemos em mais ou menos 30 minutos).

Bem... Chegou a tarde e fomos pro jogo!!!

Atlético invicto, o campeonato todo batendo em tudo e em todos. Todos acreditavam em mais uma vitória.
Aí, começa o surreal...
Chegamos no estádio... O chefe do policiamento chega e diz (juro por deus): "Vocês vão ficar no gol dos fundos. Entrem quietos e saiam calados. Se não o pau vai cantar"..................
Eu falei: "Pô, o senhor está dizendo que a policia vai bater na gente se gritarmos algo?"
Ele me responde: "De jeito nenhum, só vamos tirar os policiais da divisão de torcida e vcs que se garantam!"
Imaginem a cena... Nós em 30 pessoas contra, nada mais nada menos, que 4 mil torcedores adversários.
Como de bobo não tenho nada... Conversei rapidamente com o pessoal... Tínhamos levado umas 15 bandeiras e na época era permitido a entrada de bambu.
"Bem pessoal se o bicho pegar quebrem os bambus e se defendam".
O estádio encheu!!! Gente que vinha de todo lugar. Ficamos sabendo depois que o padre fez discurso na rádio da cidade, meio que assim "Olha vieram da capital e profanaram a igreja, desrespeitaram nossa cidade".
Até gente que nunca tinha ido a campo foi. E todos olhavam pra nós com aquela gana.

Só pra resumir... Quando o ônibus do Atlético chegou, teve não um mais todos os vidros quebrados!!! Meus amigos... era pedra que não acabava mais. A polícia só não contava que dentro do ônibus estava um Coronel da PM junto da delegação.

Ele desceu, chamou o Capitão da PM do estádio e desceu borracha. Os jogadores entraram no estádio. Bem,
 imaginei, agora beleza!!! Me enganei, e muito!
Quando olho do lado, uma das nossas bandeiras pegava fogo. Pô, mais da onde? Daí fomos ver que a piazada da cidade entrou por baixo das arquibancadas (que eram de madeira na época) e tinha tacado fogo em 5 bandeiras nossas.

Dá-lhe apagar fogo e bater na piazada em baixo da arquibancada (depois descobrimos que um dos rapazes, justamente o que eu tinha dado uns cascudos, era filho do prefeito).
Se o clima já era ruim... PIOROU!!!! E muito... era um tal de "seu preto fdp para cá", "vocês vao morrer"... e isso era o mais ameno de gritavam.
Juras e mais juras de que não sairíamos vivos (eu principalmente) de lá!
Começa o jogo e, pra ser sincero, era o que menos me importava naquela hora. O clima dentro do gramado era pior ainda... Era dirigente do Pato Branco entrando em campo... Era Prefeito em campo... O time do Pato Branco batendo do pescoço pra baixo e o arbitro sem dar nenhum cartão.

Já com 30 minutos do 1º tempo, 7 jogadores do Atlético já tinham cartão amarelo e os jogadores do Pato nenhum. Que fez nosso treinador???  Tirou 3 jogadores que já tinham amarelo e mandou que nossos jogadores não dividissem mais nenhuma jogada!!!
Enquanto isso, na arquibancada... Todos os bambus já tinham sido quebrados e estávamos na 30ª briga... De repente só escutei: GOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL.

Virei pro campo, Atlético 1 x0.

Pensei rapidamente: "Meu Deus!!! Por quê??". Comecei a procurar uma maneira de sairmos vivos de lá.

Daí, notei que, por baixo da arquibancada, tinha um caminho que dava pro muro do terreno ao lado... Cheio de mato bem alto e que depois deste terreno já tinha a BR.
Chamei o motorista do ônibus e falei: "Olha, faltam uns 30 minutos pra acabar. Sai devagar, pega o ônibus e leva ali pra BR e espere".
O Atlético ganhou de 3 x 1  (se não me engano). Juro que não vi nenhum gol!!!

Faltando 15 minutos, um a um dos nossos torcedores foram descendo, pulando o muro e fugindo do estádio... Tentem imaginar a cena.... Era gente com instrumentos musicais, outros com bandeiras e outros só correndo pra salvar a própria pele.

Bem, fui um dos últimos... Correndo e vendo uma chuva de pedra cair por todos os lados. Entramos todos no ônibus, estilo filme policial com ele em movimento e fomos embora. Todos inteiros e sem saber o resultado do jogo.

Todo mundo feliz pensando: "Ufa, escapamos desta..." Ledo engano... uns 10 km depois: bloqueio e o pessoal da cidade nos esperando.
A sorte foi que o motorista não pensou duas vezes e meteu o ônibus por cima de uma Bellina que tinha sido atravesada na pista. Bateu e jogou a Bellina pra fora da pista... Daí sim fomos realmente embora.

Paramos para conserto e jantar... Sei lá, uns 100km depois estávamos todos lá querendo saber algo do time. Quando chegou o ônibus com a delegaçao tinha jogador ainda de chuteira. Ficamos sabendo que também tinham saído corridos do estádio... Até marca de bala achamos no onibus do CAP.

Bem... Esta partida foi no 1º turno. Não preciso dizer que NUNCA mais voltei a Pato Branco... Nem mesmo passei perto de lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui se comentario